sábado, 11 de setembro de 2010

Suplementação de Vitamina C em rações para peixes

As vitaminas não se encaixam no que postamos aqui como "Ingredientes de rações" elas assim como os minerais são considerados nutrientes e não propriamente um ingrediente. Compõem o que chamamos de micronutrientes. Alguns organismos não possuem a capacidade de sinteze de algumas vitaminas tornando-se assim necessário a ingestão. No caso dos animais de produção isto  normalmente ocorre atraves de suplementações em rações. Como já sabemos os peixes não possuem esta capacidade quando falamos, por exemplo da vitamina C, uma fonte importantissima de ácido ascórbico em que uma de suas funções é a maturação das células produtores do colágeno, que reveste alguns tecidos. Toda suplementação deve ser feita de forma correta e principalmente em níveis adequados pois ocorrem diferenciações quanto as especies devido as diferentes exigências em nutrientes que cada uma possui.

Daí a importancia da suplementação da Vitamina C em rações para peixes, principalmente em sistemas mais intensivos, em que não se dispõe de alimento natural, os quais poderiam proporcionar este micronutriente aos animais de cultivo.


Ítala Alves - Aluna de Eng. de Pesca UFERSA

Se desejar maiores informações sobre os efeitos da Suplementação da Vitamina C em rações para peixes é só acessar: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciAnimSci/article/viewFile/2449/1731

3 comentários:

  1. Na verdade os suplementos são considerados ingredientes que podem compor uma ração, sendo assim se pensar nas vitaminas como suplemento elas podem sim ser ingredientes.

    Diego Dantas

    ResponderExcluir
  2. Como já estar esposto as vitaminas em termos de classificação propriamente dita elas n seriam ingredientes mais como vc mesmo disse Diego no caso de se pensar somente em suplementação isto se encaixaria porque elas não fazem parte daquele grupo maior dos lipidios carboidratos e etc e sim ocupam um grupo especial....mais acho q até o inicio do poste foi mais radical e não foi mto bem sintetizado o que eu quiz dizer quanto não necessariamente ser um igrediente num é assim!!!

    Obg pela constatação não sei tambem se estou totalmente certa mais estas indagações servem para aprendermos sempre mais...

    ResponderExcluir
  3. A falta da Vitamina C pode ocasionar aos peixes perda de apetite, redução de crescimento, diminuição da imunidade, anemia microcítica normocrômica e magaloblástica, produção desordenada de colágeno, cicatrização prolongada, cartilagem retorcida, escoliose e lordose, hemorragias externas e internas, erosões e perda de escamas, além de causar mortalidade elevada.

    ResponderExcluir