quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Aditivos

Um dos métodos para reduzir os custos com alimentação, na produção animal, é através do uso de aditivos alimentares. Aditivo, pelo “decreto 76.986 de 06 de janeiro de 1976”, é: “Substancia intencionalmente adicionada ao alimento, com a finalidade de conservar, intensificar ou modificar suas propriedades, desde que não prejudiquem seu valor nutritivo, como os antibióticos, corantes, conservadores, antioxidantes e outros”.
Os efeitos principais dos aditivos alimentares são aumentar a eficiencia alimentar e ou ganhos diários. Alguns aditivos têm outros benefícios que incluem redução da incidência de acidose, e coccidioses.
Algumas categorias de aditivos são proibidas no Brasil, é o caso do uso de anabolizantes e hormônios como promotores de crescimento. Outros são aprovados para serem usados em combinação. Cada aditivo tem uma característica e uma limitação na alimentação.
A indústria de alimentos animal brasileira tem intensamente investindo em pesquisas e no desenvolvimento de aditivos promotores de crescimento, de forma a aprimorar o sistema produtivo do país.

Postado por: Diego Dantas
Uso de aditivos na nutrição de ruminantes - http://www.veterinaria.org/revistas/redvet/n111105/110505.pdf

Um comentário:

  1. Durante muito tempo os aditivos tiveram, e em algumas regiões do mundo ainda têm, uma reputação ruim pois eram tidos como produtos estranhos ao alimento e que, portanto, se não eram prejudiciais aos animais, deixavam resíduos nos produtos animais que poderiam ser prejudiciais as pessoas que os consumissem. Hoje sabe-se que apenas um pequeno número de aditivos são produtos artificiais e que a maioria deles são portanto naturais e não causam prejuízo ou algum malefício nem ao homem ou aos animais.
    Cristiane Rafaela

    ResponderExcluir