domingo, 12 de setembro de 2010

Fósforo

Todos os nutrientes possuem funções especifícas no organismo animal. Os minerais, em termos de animais de produção, devem ser ingeridos atraves de suplementações. O fósforo possui inumeras funções no organismo dos animais e deve ser inserido na dieta podendo estar presente em diversos ingredientes. Esta disponibilidade de fósforo deve ser bem controlada, principalmente quando estamos produzindo animais aquáticos, em que este elemento no ambiente quando em excesso pode ocasionar eutrofização da água.

Com relação a organismos aquáticos Furuya afirma: "Os ingredientes de origem vegetal possuem cerca de 75% do seu P na forma de P fítico, que não pode ser utilizado, pois a mucosa intestinal dos peixes não secreta fitase". Fitase é a enzima que torna o fósforo disponível a absorção. Assim os ingredientes devem ser muito bem escolhidos e bem avaliados para ocorrer assim a disponibilização ao animalm sem ocorrencia de prejuízos.


Cristiane Rafaela



Maiores informações: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-35982001000400003&script=sci_arttext&tlng=es

Um comentário:

  1. Completando...

    Todos os animais monogastricos possuem esta deficiencia por isso a escolha correta do ingrediente avaliando sempre a espécie e sua exigência nutricional. Alguns ingredientes são muito ricos em P, como o farelo de arroz, mais ao mesmo tempo ele também possui um alto teor de fitato. Por isso tantos estudos têm sido realizados sobre assuntos como estes inclusive sobre utilização propriamente da enzima fitase exógena em rações.

    ResponderExcluir