terça-feira, 14 de setembro de 2010

Hormônios como Aditivos em rações

Diversas substâncias hormonais podem ser usadas como aditivos na alimentação de animais, com a finalidade de melhorar a produção. De acordo com Olliver "Hormônios são substâncias químicas que transferem informações e instruções entre as células, em animais e plantas. Também chamados de "mensageiros químicos do corpo", os hormônios regulam o crescimento, o desenvolvimento, controlam as funções de muitos tecidos, auxiliam as funções reprodutivas, e regulam o metabolismo (o processo usado pelo organismo para produzir energia a partir dos alimentos)".



Assim essas substancias com funções específicas que podem ser adicionadas ao organismos atraves de rações. Um bom exemplo disto é o que já conhecemos, o hormônio metiltestosterona adicionado a ração para reversão sexual, utilizados em maior frequência em tilápias.


Como sabemos as tilápias possuem uma caracteristica muito marcante que pode ser não muito benéfica ao cultivo que é a sua rápida proliferação o que pode ocasionar em superpovoamento, por isso a preferência por indivíduos machos. Assim para minimizar os gastos energéticos com a cópula e desova opta-se por machos que são obtidos com maiores frequências através da adição dos hormônios nas rações. Umas das tecnicas utilizadas atualmente para inserção dos hormônios é a utilização de rações microencapsuladas utilizado-se todo um protocolo para inserção do hormônio.



Ítala Alves


Maiores informações acesse: http://www.caunesp.unesp.br/eventos/VII%20Reuniao/CD/resumos/Alimentacao_Nutricao/antonio.pdf


http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070317141042AA6utrU

Nenhum comentário:

Postar um comentário