terça-feira, 7 de setembro de 2010

Farelo de Amedoim



Sabemos que para a formulação da ração são necessários ingredientes que atendam as exigências nutricionais das espécies, por isso a importancia de se conhecer cada exigencia nutricional entre as espécies e as fases de desenvolvimento. Quando se obtem ingredientes de qualidade, que atendam essas exigências, que proporcionam uma alimentação mais econômica, minimizando os custos isto torna-se bem mais interessante. Daí a importancia de tantos estudos na alimentação animal, com enfoco para diversificação dos ingredientes utilizados. O amedoim é um desses produtos utilizados na nutrição animal como forma de farelo em que sua produção vem aumentando com o decorrer dos anos no Brasil.

Especialistas afirmam que o farelo de amedoim pode ter seu valor nutritivo muito próximo ao farelo de soja e superior ao do algodão. E um ingrediente que assim como outros possuem algumas desvantagens como pobre em Ca, caroteno e metionina, triptofano e lisina e é rico em niacina e ácido pantotênico. A exigência em aminoácidos de cada espécie deve ser muito bem avaliada, pois espécies que exigem bem estes aminoácidos citados não poderiam ser alimentadas com uma ração em que predominaria este ingrediente.

Outro fator limitante na utilização do farelo de amedoim é sua freqüente contaminação por fungos produtores de micotoxina. " Quando a estocagem é feita em ambiente favorável de temperatura e umidade, ocorre condição ótima para desenvolvimento de fungos. Seu teor de aflatoxina deve ser declarado para comercialização de no máximo 0,5 ppm ". Exalta-se assim a importância tambem da estocagem do material, pois a ração pode perder sua constituição, ocorrer perdas nutricionais além da manifestação de microrganismos maléficos aos animais de cultivos.


Publicação: Ítala Alves de Oliveira, Aluna de Engenharia de Pesca - UFERSA


Citação: http://www.agronomia.com.br/conteudo/artigos/artigos_nutricao_bovinos.htm, maiores informações só acessar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário