domingo, 29 de agosto de 2010

Forma física da ração para peixes

Já que se fala tanto nos ingredientes das rações para os peixes, vamos saber um pouco quais as formas físicas das rações fornecidas na dieta dos peixes, tendo em vista que os peixes por viverem em meio aquático, têm problemas de perda de nutrientes, principalmente os mais solúveis. Sendo assim, o processamento adequado da ração é fundamental na alimentação dos animais. As formas físicas nas quais pode se fornecer a ração aos peixes são:

Ração farelada: os ingredientes da ração são apenas moídos e misturados. Sua utilização não é recomendada, uma vez que as perdas de nutrientes são muito grandes, causando não só problemas aos peixes, como a poluição da água dos tanques.


Ração peletizada: por meio da combinação de umidade, calor e pressão, as partículas menores são aglomeradas, dando origem a partículas maiores. Sua estabilidade na superfície da água deve estar em torno de 15 minutos, o que garante sua qualidade. Este tipo de ração reduz as perdas de nutrientes na água, pode eliminar alguns compostos tóxicos, diminui a seleção de alimento pelos peixes, além de reduzir o volume no transporte e armazenamento da ração. Porém, tem um custo de produção mais elevado quando comparada à ração farelada.

Ração extrusada: a extrusão consiste num processo de cozimento em alta temperatura, pressão e umidade controlada. Sua estabilidade na superfície da água é de cerca de 12 horas, tornando o manejo alimentar com este tipo de ração mais fácil. Atualmente, tem sido a forma de ração mais indicada para a piscicultura.

Para mais informações acesse:  http://www.editora.ufla.br/BolExtensao/pdfBE/bol_53.pdf
 
CRISTIANE RAFAELA

2 comentários:

  1. É importante dizer que as rações industrializadas vendidas como fareladas, para aquicultura, são rações que após passarem pelos processos de peletização ou extrusão foram quebradas e moídas para novamente formarem um farelo. Esse novo farelo possui melhores qualidades nutricionais e maior estabilidade na água.
    Além desses três tipos, vocês conhecem mais alguma forma de processamento que pode ser empregada na fabricação de rações?

    ResponderExcluir
  2. Tipos de Tratamentos Térmicos
    Existem basicamente quatro tipos de tratamento térmico sendo pesquisados e em uso na indústria de rações atualmente. São eles: a peletização, a EXPANSÃO, a extrusão e o termo-condicionamento puro e simples.

    A expansão é um processo intermediário, tanto na intensidade do uso dos fatores no processamento quanto no custo, parece ser um processo interessante de ser mais bem avaliado sob o ponto de vista custo/benefício. Essa opinião pode ser fundamentada nos seguintes aspectos: (1) o custo do processo é muito baixo em relação ao custo da formulação, e (2) a existência de empresas que desenvolveram trabalhos de pesquisa intensos, tanto em nível de granja experimental quanto no campo, e que encontraram uma boa relação custo/benefício.

    A expansão difere dos demais quanto as variaveis tempo, temperatura, pressão, e umidade.


    http://pt.engormix.com/MA-balanceados/fabricacao/artigos/peletizacao-racoes-aspectos-tecnicos_159.htm

    ResponderExcluir