sábado, 28 de agosto de 2010

Fonte de Energia

Os concentrados energéticos de origem vegetal que são frequentemente utilizados como ingredientes em rações para peixes é o milho, sendo a principal fonte de energia tanto para peixes onívoros como para peixes carnívoros, o farelo de arroz e o sorgo podem substituir o milho em partes, muito embora o sorgo apresente fatores antinutricionais como o tanino. Um outro alimento que vem sendo testado no sul do país para a alimentação de peixes é a aveia. Segundo dados do IBGE, a produção brasileira de aveia com casca em 1996 foi de 117.789 toneladas, sendo que destes, 110.659 foram produzidos nos estados de Santa Catarina e Paraná.
Através de análise realizada nos laboratórios de Nutrição Animal da EPAGRI/Lages-SC foi constatado que a aveia possui, entre outros nutrientes, proteína bruta em torno de 12%, a qual pode atender parte das necessidades nutricionais dos peixes (GRAEFF et al, 2007).
Segundo Cantelmo (1989) citado por Graeff et al, (2007) o requerimento nutricional básico para as espécies de peixes até o momento estudado, tem resultado em uma conversão alimentar entre 1,5 a 2,0. Comparando com os animais domésticos, os peixes são mais eficientes na utilização do alimento.
O desafio para a nutrição de peixes no futuro não é apenas aumentar a eficiência na conversão alimentar, mas também desenvolver alimentos mais baratos, não prejudicando o crescimento, ganho de peso e a sobrevivência. (GRAEFF et al, 2007)

Diego Dantas
Saiba mais acessando http://www.bioline.org.br/pdf?la07006

5 comentários:

  1. Sabemos que na piscicultura intensiva o custo com ração corresponde a mais da metade de todo custo do cultivo. Assim novas alternativas de ingredientes de qualidade, principalmente ingredientes que disponibilizem proteína, e que estejam disponíveis ao aquicultor é muito importante, pois garantem o sucesso da produção.

    Assim fontes de energia como estas citadas acima são importantes a aquicultura!

    Muito bem Diego

    ResponderExcluir
  2. Além dos concentrados energéticos de origem vegetal, quem pode me dizer um de origem animal?

    ResponderExcluir
  3. Só para complementar as informações sobre as fontes energéticas o milho é uma das principais fontes de energia para peixes onívoros e herbívoros, a forma mais utilizada é o milho moído, seu teor de inclusão é dado em função da disponibilidade, da viabilidade econômica, analisando sempre seu teor de umidade, presença de mico toxinas, resíduos de pesticidas e sementes tóxicas. O Sorgo substitui o milho em alguns casos, porém, apresenta problemas devido ao tanino, uma substância tóxica para os animais. Logo, atualmente já existem variedades de sorgo com níveis de tanino mais baixos.O farelo de arroz também é uma opção, visto que, no mercado existe o farelo de arroz desengordurado, o farelo de arroz integral e o farelo de arroz integral com casca. Podem ser usados em substituição ao milho, trigo aveia, sorgo, etc. Ao utilizá-lo em rações para peixes, deve-se ter o cuidado de adicionar junto um antioxidante, pois são sujeitos à rancificação, devido ao alto teor de gordura.

    Cristiane Rafaela

    ResponderExcluir
  4. Alimentos concentrados Energético: origem animal - sebos e gordura animal;

    http://www.agronomia.com.br/conteudo/artigos/artigos_nutricao_bovinos.htm

    ResponderExcluir
  5. Um bom concentrado energético de origem animal seria o óleo de peixe, que inclusive é muito utilizado como fonte de ácidos graxos polinsaturados (ômega-3 e ômega-6), para combater inflamações e prevenir contra certos tipos de câncer em humanos.

    Diego Dantas

    ResponderExcluir