quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A SOJA COMO FONTE PROTEICA

Dentre as proteínas de origem vegetal a soja, Glycine max (L), é considerada a nível global como a opção com maior potencial para substituir a farinha de peixe na formulação das rações comerciais, tanto para peixes de água doce quanto para marinhos.
O farelo de soja possui um perfil de aminoácidos que contém lisina e metionina em maiores quantidades que em outros vegetais; é rico em lipídeos, possuindo a quase totalidade dos ácidos graxos necessários para os peixes de água doce. A proteína desse vegetal é especial por atender os requisitos nutricionais básicos de


1) digestibilidade elevada e
2) balanço adequado de aminoácidos essenciais, sendo em alguns casos, considerada análoga à da carne e leite, mesmo para a nutrição humana.
No aspecto de disponibilidade, o Brasil está em posição vantajosa em relação a outros países, por ser o segundo produtor mundial de soja, com produção de 25 milhões de toneladas na safra 1994/5.
Quanto à distribuição da produção, essa planta asiática - originalmente de clima temperado - é atualmente cultivada em todas as regiões brasileiras, graças à seleção genética realizada no país.
A soja seria, portanto, a única fonte protéica vegetal a cumprir todos os requisitos comerciais de disponibilidade em larga escala, de preço e de qualidade nutricional adequada.
 
DIEGO DANTAS

4 comentários:

  1. Só para complementar um pouco o poste,no caso da utilização da soja para aves...
    A soja, um dos principais insumos utilizados na alimentação de frangos de corte, tem estimulado estudos em busca de soluções para seu melhor aproveitamento nutricional dentro dos segmentos de alimentação animal, em especial no setor avícola. Estima-se que o farelo soja proveniente de grãos in natura tenha menos de 2% do óleo contido no grão, uma porcentagem considerada baixa diante dos 20% de óleo que o grão inteiro contém. Uma forma de otimizar o aproveitamento energético e de nutrientes do grão é a utilização do processo de desativação da soja. Nessa técnica é feito um pré-cozimento a vácuo dos grãos, que permite que sejam desativadas na soja substâncias pouco interessantes para a alimentação do frango a nível nutricional. Além disso, essa tecnologia mantém e potencializa o teor energético do grão. O resultado desse processo, a chamada soja integral, mantém as boas características nutricionais e se encaixa melhor na alimentação das aves de corte.
    Texto extraído de : http://www.aviculturaindustrial.com.br/PortalGessulli/WebSite/Noticias/soja-integral-para-frangos,20100728095917_G_217,20081118090857_O_477.aspx

    ResponderExcluir
  2. Dentre as fontes comerciais de proteína animal e vegetal, a opção com maior potencial para a substituição da farinha de peixe, especialmente no Brasil, é a soja, pois possui alta concentração de proteínas de alta digestibilidade, possui balanço adequado de aminoácidos essenciais e, principalmente, é de grande disponibilidade no país. Além disso, peixes alimentados com soja excretam menos fósforo e nitrogênio do que os alimentados com farinha de peixe, causando menor impacto ao ambiente. Assim esta substituição pode ser bem viável sob o ponto de vista econômico e ambienta, já que sabemos que a farinha de peixe é um dos ingredientes mais utilizados na criação de organismos aquaticos

    Ítala Alves

    ResponderExcluir
  3. Alguém pode me informar qual a quantidade de soja atualmente produzida no Brasil (2008 ou 2009)?

    ResponderExcluir
  4. o Brasil produziu 57,2 milhões de toneladas na safra 2008/2009 e a produção de soja do Brasil em 2009/10 foi estimada em um recorde de 68 milhões de toneladas pela consultoria Agroconsult.

    http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=64657

    ResponderExcluir