terça-feira, 31 de agosto de 2010

A FARINHA DE SANGUE COMO COMPONENTE ALTERNATIVO UTILIZADO NA RAÇÃO OFERTADA PARA PEIXES

A farinha de sangue é um componente alternativo que pode diminuir os custos da ração para peixes, indicada principalmente na fase de alevinagem e crescimento dos peixes. Podendo ser usado qualquer tipo de sangue de animal de abatedouro, pode ser bovino, suíno ou ave. Porém, existem alguns cuidados necessários com relação à higiene e ao transporte desse material. Ele pode ser transportado em saco plástico ou mesmo num latão de leite limpo, sem nenhum problema de contaminação. Para se fazer a farinha é necessário que o sangue já esteja coagulado, ou seja, o soro separado das hemácias, pois geralmente se joga o soro fora, também é importante lembrar que se deve utilizar o sangue de um animal saudável, pois o sangue de um animal doente pode não transmitir a doença para o peixe, mas pode causar desconforto a quem estiver manipulando esse material.


Vejamos como manusear sangue:

-A primeira coisa é pôr o sangue coagulado na balança. Inicialmente, se trabalha com uma proporção de meio a meio, ou seja, para um tanto de sangue outro tanto igual de matéria seca. Essa matéria pode ser, por exemplo, o farelo de trigo, mas pode ser farelo de soja ou de milho. Feito isso sangue e farelo são batidos então num misturador, essa mistura é feita exatamente para diminuir a umidade do sangue e dar uma certa consistência, para então poder colocar o material em outro equipamento ,muito utilizado, que é o moedor de carne, segundo alguns zootecnistas o ponto é quando se pega a mistura e consegue moldá-la como se fosse argila.

-Depois a mistura é passada num moedor de carne. Os cordõezinhos extraídos do moedor parecendo macarrão grosso são chamados de “pellets”. A grossura ideal para eles é de dois a três milímetros, depois de adquiridos os cordõezinhos, os mesmos são colocados para secar, de preferência em um dia de sol forte. O pellet de farelo seca em duas ou três horas. Os pellets não podem ser dados para o peixe neste estado pois o sangue ainda está muito concentrado,logo, ele está o dobro da quantidade recomendada numa dieta pratica para os peixes. Quando o material seca, ele concentra demais, e como o sangue tem muito ferro, ele interfere na disponibilidade de outros minerais, tendo em vista que, o ferro em excesso atrapalha a absorção de outros nutrientes, por isso os pellets secos são levados para um triturador. O pó que resulta desse processo é a farinha de sangue.

“A farinha é uma rica fonte proteica. Ela faz parte da constituição do músculo, ela é responsável pelo ganho de peso dos animais. A farinha de sangue produzida dessa forma tem praticamente 100% de digestibilidade. E é na forma de farinha que o sangue entra na dieta dos peixes.

Vejamos uma receita para 100 quilos de ração com os ingredientes balanceados:

30 quilos de farelo de soja

40 quilos de farelo de milho

25 quilos de farinha de sangue

A mistura deve ser “peletizada” novamente num processo idêntico ao descrito antes. Feito isso, ela estará pronta para ser jogada nos tanques.

Dá para observar que os grãozinhos flutuam. É que a última peletização geralmente é feita num processo de extrusão, que permite justamente que a ração fique boiando. Ração que afunda desperdiça muito.

O sangue é um produto que não pode ser desperdiçado, poluindo o meio ambiente. Ele é muito importante na alimentação animal. Lembrando que se deve usar sempre sangue obtido de frigorífico onde haja inspeção federal.

POSTADO POR CRISTIANE RAFAELA

Texto feito com base em uma entrevista feita pelo globo rural  a um criador de peixes!!!


2 comentários:

  1. Complementando:

    Produzido pelo método de secagem spray (vapor) ou tambor rotativo (dessecado). Produto seco em spray tem maior digestibilidade = 90 %; dessecado tem = 20 %
    Não deve ser utilizada como fonte exclusiva de proteína (deficiencia em a.a.), limitar o uso em até 20 % da PB da dieta .

    Compos. Bromatológica:

    MS = 81%
    PB = 72%
    EE = 2,8%
    FB = 0,3%
    Ca = 0,2%
    P = 0,3%

    www.unibem.br/pos/bc/aulas_arquivos/aula%2013.doc

    ResponderExcluir
  2. Fico triste por ver meus irmãos ainda vivendo na escuridão. Não entenderam que todos nós deveríamos nos unir em amor.

    ResponderExcluir