sábado, 4 de setembro de 2010

Concentrado proteíco: Utilização da Mandioca na alimentação animal

As folhas de mandioca fornecem um alimento rico em proteína, vitaminas e minerais a baixo custo, todavia, são, na maioria das vezes, desperdiçadas na maioria das regiões brasileiras. Apenas, no estado do Pará, maior produtor de mandioca do Brasil, estima-se que são perdidas a cada ano mais de 178.000 ton de folhas.

Toda a parte aérea da mandioca pode ser considerada como aproveitável para alimentação animal, sendo que o terço superior, ou seja, a parte com mais folhas é, mais rica do ponto de vista nutricional, tendo alta produtividade. O elevado teor de fibras presente nas folhas de mandioca é fator limitante para sua utilização, por ser responsável pela baixa digestibilidade de protéinaas, assim, pela redução do seu aproveitamento pelos animais. Uma das formas de se melhorar a qualidade proteica das folhas de mandioca seria a produção de um concentrado proteíco, que removeria as fibras e e reduziria os polifenóis, possibilitando melhor digestibilidade.

Sabemos da importância de ingredientes que disponibilizem um bom ter de proteína para os animais, principalmente tratando-se de organismos aquáticos, assim novas alternativas em substituição a farinha de peixe e a soja são bem aceitáveis. A farinha de peixe e a soja são ingredientes muito utilizados na alimentação animal mais como sabemos demandam um certo custo de produção e uma boa disponibilidade do ingrediente para torná-lo acessível ao uso em rações. Assim a mandioca é um ingrediente que possui uma certa disponibilidade, uma bom valor nutricional mais que hoje não é bem aproveitado em outros fins tornando-se assim apto a ser um ingrediente inserido na alimentação de animais e que pode proporcionar um bom custo de produção.

Ítala Alves
Desejar mais informações acesse: http://tede.unioeste.br/tede//tde_arquivos/1/TDE-2008-12-01T133923Z-272/Publico/LEANDRO%20BOHNENBERGER.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário